Food

Health Benefits of String Beans

The string bean is a type of bean traditional in Brazilian cuisine, especially in the Northeast. Its scientific name is vigna unguiculata, but it is popularly called cowpea, cowpea, cowpea, cowpea, cowpea or apple bean.

From the legume family, Fabaceae and Papilionoidea subfamily, it is a very nutritious food, with numerous properties and the food base of many rural populations, especially in the northeast region, due to its easy adaptation to low fertility soils and periods of prolonged drought.

String bean is the preferred and most consumed bean in the Northeast region of the country. There, the harvest of their pods and their consumption takes place both at maturity and before, it is called green beans. Mature beans are an ingredient in acarajé and baião de Dois. Its preparation is simple, just cook it in water or broth until it is soft. It is very popular as an accompaniment, seasoned with herbs and spices or as an ingredient in soups, salads or stews.

STRING BEAN PROPERTIES

String beans are a vegetable with few calories and low glycemic index, very low fat and rich in nutrients such as proteins, minerals, vitamins and fiber. Source of phosphorus, calcium, iron, potassium and vitamins A, C and K, it is an ally of health.

The fibers present in string beans improve intestinal transit, proteins are important components of muscles and act on growth. Iron prevents anemia, zinc, manganese and potassium are important for many body functions. Let’s look at some of the benefits of string beans below.

Beneficial for the cardiovascular system

The fibers in string beans are beneficial in lowering cholesterol and thus reducing the risk of cardiovascular problems. In addition, the grain has potassium, an important mineral for controlling heartbeat and blood pressure.

Beneficial for diabetics

String beans have a low glycemic index, therefore, it does not generate blood glucose peaks. Another beneficial factor for diabetics is the presence of glyconutrients and fibers, which control glucose levels.

Beneficial to bones

O feijão de corda possui uma grande quantidade de Fósforo e Cálcio, minerais fundamentais para o crescimento, manutenção e fortalecimento dos ossos e dentes.

Auxilia no combate à anemia

O ferro é importante para levar oxigênio para todas as células do corpo, a falta desse nutriente pode levar à anemia e seus sintomas como cansaço e fraqueza. O feijão de corda é fonte de ferro e atua no combate à anemia.

Benéfico para a gravidez

O feijão de corda é fonte de ácido fólico, substancia importante para a correta formação do tubo neural de fetos.

– Melhora a pressão arterial

Por possuir propriedades hipolipidico e hipoglicemiante, o feijão de corda melhora a pressão arterial e diabetes.

Benéfico para o intestino

As fibras presentes no feijão de corda melhoram o funcionamento do intestino, combatem gases e prisão de ventre. Além disso, ajudam a eliminar toxinas e controlam a absorção de nutrientes pelo intestino. Mantém o trato digestivo saudável e previne doenças como a de Crohn, síndrome do intestino irritável (IBS), problemas de intestino e colite.

Como fazer feijão de corda verde

O feijão de corda pode ser consumido maduro ou antes de amadurecer, é o chamado feijão de corda verde, muito comum no Nordeste. Lá ele é vendido fresco, recém-saído da vagem. Pode também ser comprado ainda na vagem, onde é vendido em molhos e debulhado em casa. Encontrado na feira, o Feijão de corda preço bem acessível.

Quando comprado verde, é melhor consumi-lo logo, pois se guardar muito tempo na geladeira, ele começará a brotar. Quer saber como fazer feijão de corda verde sem estragar? É só aferventar, ou seja, deixar os feijões cozinharem em água fervente por alguns minutos, depois é só escorrer e guardar na geladeira ou congelador.

FEIJÃO DE CORDA RECEITAS

O feijão de corda é um tipo de feijão muito tradicional na culinária brasileira e traz muitos benefícios ao organismo por ser rico em nutrientes. Versátil, ele pode ser usado no preparo de diversas receitas, como feijão do dia-a-dia, saladas, baião, tropeiro, farofas, não é à toa que é o feijão mais querido dos nordestinos.

A Receita de feijão de corda com carne seca e o baião de dois, por exemplo, são receitaspopulares no Nordeste do Brasil e podem ser preparadas com feijão-de-corda. Vamos mostrar como fazer feijão de corda simples, como fazer feijão de corda com caldo e outra receita de feijão de corda Nordestino, o mais nordestino dos feijões.

COMO FAZER FEIJÃO DE CORDA SIMPLES

Ingredientes

  • ½kg de feijão de corda seco
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola
  • ½ pimentão verde
  • 2 colheres (sopa) de coentro
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sobremesa) de colorau
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

Na noite anterior, separe o feijão, tirando os grãos estragados, e coloque de molho em água. No dia seguinte, escorra a água e lave bem o feijão.

Coloque o feijão em uma panela com água suficiente para cobrir dois dedos acima dos grãos e deixe cozinhar junto com 1 folha de louro por, mais ou menos, 40 minutos.

Pique a cebola, o alho o pimentão e o coentro. Em uma frigideira, despeje um pouco de óleo. Adicione o alho e deixe dourar. Acrescente a cebola, em seguida o pimentão e, depois, o coentro. Mexa e desligue o fogo.

Escorra a água do feijão cozido, deixando ainda um pouquinho de líquido.

Misture o tempero refogado ao feijão, no fogo baixo. Adicione pimenta-do-reino, sal e colorau e mexa. Deixe secar, toda a água, desligue o fogo e sirva.

FEIJÃO DE CORDA RECEITA SALADA

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de feijão de corda seco, deixado de molho por 4-6 horas
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal marinho
  • 1 cenoura ralada fina
  • ½ maço de coentro picado
  • ½ maço de salsinha picada
  • ½ cebola picada
  • Suco de 1 limão
  • 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Cozinhe o feijão com água e sal na panela de pressão por 18 minutos. Se você não tiver uma panela de pressão, use uma panela média e cozinhe o feijão por cerca de 35 minutos.

Escorra a água do feijão e reserve. Em uma tigela separada, misture a cenoura, coentro, salsinha, cebola, limão, azeite e pimenta. Acrescente o feijão e pronto. Esta receita pode guardar na geladeira por até três dias.

COMO FAZER FEIJÃO DE CORDA TROPEIRO

Ingredientes

  • 1/2 kg de feijão de corda
  • 300 g de bacon
  • 300 g de carne seca
  • 1 maço de coentro
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 gomo de linguiça defumada
  • 1 pacote de farofa temperada
  • 1 pacote de sazón

Modo de preparo

Deixe o feijão de corda de molho de um dia para o outro. No dia seguinte cozinhe só o feijão sem tempero, escorra o feijão e reserve.

Em uma frigideira, coloque os dentes de alho moído, uma cebola média picada, o maço de coentro picado e o bacon em cubos e reserve

Cozinhe a carne seca só com a água até dessalgá-la. Espere a carne esfriar, desfie e coloque junto com os outros ingredientes na frigideira.

Coloque um pouco de óleo e azeite e refogue até que o bacon esteja dourado. Acrescente o feijão e refogue mais um pouco. Coloque 1 saquinho de sazón e acrescente a farofa. Mexa por mais 10 minutos e está pronto.

Website | + posts

Robert Asprin, APD is a non-dieting Accredited Practicing Dietitian passionate about inspiring positive changes in eating and lifestyle behaviors to help improve health while nurturing relationships with food and body.

Robert Asprin

Robert Asprin, APD is a non-dieting Accredited Practicing Dietitian passionate about inspiring positive changes in eating and lifestyle behaviors to help improve health while nurturing relationships with food and body.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *